Formas de influência do Homem
Um dos desequilíbrios ambiental foi à polução do ar, que tem como característica a presença de partículas e gases tóxicos.
Grandes centros urbanos e os industriais são os maiores causadores da emissão de gases poluidores da atmosférica. Os escapamentos, por exemplo, emitem como o monóxido, dióxido de carbono, oxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e outros gases que não deixam de ser importantes. As indústrias por sua vez emitem óxidos sulfúricos, óxidos de nitrogênio, enxofre, partículas metálicas, além de outras de produtos como espumas plásticas, alguns extintores de incêndios, entre vários outros liberam clorofluorcarbonos (CFCs). Todos esses poluentes são resultantes das atividades humanas e são lançados na atmosfera.
Os efeitos dessa intervenção humana, afeta principalmente a saúde, como problemas respiratórios, alergias e até câncer. Os danos não se restringem somente a espécie humana, e sim toda a natureza. Um exemplo é a chuva acida capaz de impedir a renovação da camada de ozônio que retém os raios ultravioletas. A destruição da camada de ozônio eleva a temperatura da Terra derretendo geleiras alterando o nível das marés. Também produzem um veneno químico capaz de matar inseto prejudicais e não prejudicais que atacam as lavouras, penetrando nos alimentos causando danos ao homem.
Outro dano causado pelo homem é a poluição da agua, que também envolve o grande centro urbano, agrícola e o industrial. Entre as substancias despejadas estão os compostos orgânicos, derivados do petróleo, chumbo pelas indústrias fertilizantes e pesticidas pela agricultura.
Os efeitos dessa poluição afeta dos da cadeia alimentar aquática, os compostos orgânicos, por exemplo, aumentam os microrganismos decompositores, que consomem todo o