Robert Dahl
DE ROBERT DAHL
CAPÍTULO I – A POLÍTICA
No início, o questionamento do autor está mais focado para a natureza da política: como ela se forma e como ela age. Desses questionamentos, a única certeza é que o sistema político é formado por relações políticas. Introduz seu conceito de Sistema Político, que seria qualquer estrutura contínua de relações humanas que envolva controle, influência, poder ou algum semelhante. Segundo ele, quase todas as associações humanas são políticas, cujos aspectos podem ser listados em: direção ou administração; outras relações além das de poder; o fato de que não necessariamente constata-se como motivo humano a busca pelo poder.
Para Aristóteles, a política é formada de autoridade, soberania e de ações que podem ser comparadas a relação de um homem e uma mulher, de autosuficência. Para Weber, a política é uma ação feita dentro de uma área x, que tenha determinada frequência e que use a ajuda de força física ou ameaças por parte dos administradores. Já para Lasswell, a política é uma ciência, se estuda a formação e participação do poder na tentativa de entender como é que se dão essas duas ações, e a perspectiva do poder.
A relação política impede de alguma forma o poder, autoridade ou governo. Conceito utilizado desde a época de Aristóteles, mas Dahl não se limitou a esse intelectual e se arriscou a afirmar que poder, autoridade ou governo tinha de haver interações humanas para implicar nesses fatores.
A análise política para Dahl pode ser considerada como ciência, quando pesquisadores usam aspectos concretos para efetuar alguma análise, por meio de observação, classificação, aferição e da investigação cientifica. Ao administrar o poder, o governo e a autoridade, que é o papel dedicado para a política, se torna algo sólido, ao contrário da economia, que pode utilizar recursos prestes a acabar.
Segundo Parsons, um sistema político, ou econômico, torna-se um aspecto de