Formas de economia de água adotada por empresas
A economia de água chega a 85% na fabricação das peças. Outra vantagem é que toda a água utilizada no processo de preparação da matéria prima e acabamento da porcelana vão para um tanque central onde é novamente bombeado para os setores produtivos formando um circuito fechado.
A preocupação da Germer com o meio ambiente vai além do reaproveitamento da água, a empresa está investindo em equipamentos que utilizam gás natural como combustível, método ecologicamente correto. A caldeira a lenha utilizada para o fornecimento de vapor para os secadores da indústria será desativada, pois o gás natural será utilizado no aquecimento dos secadores. Com a mudança do combustível, parte das substâncias não reaproveitadas será reduzida e a água suja utilizada na lavagem será reutilizada.
Para o engenheiro de processos e laboratório da Germer, Hélio Luppi, esse processo preserva o meio ambiente. “Além da grande melhoria da qualidade do ar nas imediações da fábrica, o volume de efluentes lançados ao córrego que passa pela empresa é reduzido, preservando a qualidade da água que vai para o manancial que abastece o sistema de captação de águas da região”.
No final de 2008, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) realizou uma inspeção na Germer e constatou que os 15% de efluentes não reaproveitados tem seu DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio) e PH (Potencial Hidrogeniônico) dentro dos limites exigidos pelo