Introdução ao Fresamento
Este trabalho tem como objetivo introduzir o aluno ao fresamento, para obter o conhecimento necessário antes de entrar em contato com o maquinário e trabalhar no mesmo. Abrange as máquinas, movimentação, ferramentas, cálculos e etc.
Capítulo 1
Introdução ao Fresamento
O fresamento é um processo de fabricação, que consiste na remoção do material por uma ferramenta giratória, a fresa. A máquina que realiza a operação é denominada fresadora.
Existem duas movimentações: A ferramenta move e a peça permanece parada ou a ferramenta permanece parada e a peça em movimento. Em ambos os casos a ferramenta também apresenta o movimento de rotação.
O movimento discordante leva a peça contra o movimento de giro do dente da fresa. Há também o movimento concordante, que consiste em levar a peça no mesmo sentido do movimento do dente da fresa.
O movimento mais comum é o discordante, uma vez que no movimento concordante, a folga gerada pelo desgaste da porca e do parafuso (para fresadoras com esse sistema) responsáveis pelo avanço é empurrada pelo dente da fresa no mesmo sentido de deslocamento da mesa. Isto faz com que a mesa execute movimentos irregulares, que prejudicam o acabamento da peça e podem até quebrar o dente da fresa. No movimento discordante, a folga não influi no deslocamento da mesa. Por isso, a mesa tem um movimento de avanço mais uniforme. Isto gera um melhor acabamento da peça.
O fresamento é bastante abrangente, permitindo trabalhar superfícies planas, convexas, côncavas ou de perfis especiais, porém com a vantagem de ser mais rápido que limar, tornear e aplainar.
Capítulo 2
Máquinas
As máquinas fresadoras são classificadas de acordo com a posição do seu eixo-árvore em relação à mesa de trabalho. Mesa de trabalho é o lugar da máquina onde é fixada a peça que será usinada. O eixo-árvore é a parte da máquina onde se