Formas de Dilatação
Dilatação Linear ocorre em uma dimensão (comprimento).
Dilatação Superficial ocorre em duas dimensões (comprimento x largura).
Dilatação Volumétrica ocorre em três dimensões (comprimento x altura x largura).
2) Identifique as fórmulas:
Dilatação dos sólidos
a) Diltação linear
b) Dilatação superficial
c) Dilatação volumétrica
3) Fatores de dilatação:
a) Superficial: Depende de três fatores: Área inicial, variação de temperatura e tipo de material.
b) Linear: A dilatação do material depende de três fatores: Da substância de que é feito; Da variação de temperatura sofrida pelo material; e do comprimento inicial do material;
c) Volumétrica: A dilatação volumétrica de um objeto depende de três fatores: do material de que é feito o objeto (do coeficiente de dilatação volumétrica); do volume do objeto antes de ser aquecido; e da variação de temperatura que o objeto é submetido. A multiplicação desses três fatores determina a variação do volume do objeto.
4) É o aumento de volume que a água sofre quando sua temperatura cai abaixo de 4 ºC. Geralmente as substâncias tendem a contrair seu volume com a diminuição da temperatura. Por essa característica especial que os rios congelam apenas na sua superfície, e não completamente. Quando a temperatura da água cai, o seu volume aumenta, a densidade diminui e a água mais fria sobe, criando a camada de gelo sobre os rios.
Vejamos a ilustração através de um gráfico:
Veja que quando a temperatura da água está entre 4°C e 0°C ocorre o aumento do volume. Esse fato acontece por causa do desenvolvimento das pontes de hidrogênio, que estão abaixo de 4°C, onde as moléculas de água (H2O) ficam maiores. A 4°C o volume da água se torna o mínimo, já a sua densidade se torna máxima.
5) Quando por exemplo colocamos uma garrafa pet com água, quase cheia (sem completar deixando uma parte vazia), no frízer (ou congelador) e deixamos por um determinado tempo,