Formas de controle microbiano
Existem vários tipos de autoclaves, horizontais ou verticais. O autoclave tem seu funcionamento semelhante ao da panela de pressão levando a temperatura aproximadamente de 121° C por geralmente cerca de 15 minutos. Este tempo de esterilização deverá ser aumentado quando se enche bastante o autoclave com meios para esterilizar. Tem como objetivo a morte de todos os possíveis organismos vivos. As soluções ao sair do autoclave estão estéreis. Utiliza-se este tipo de esterilização pelo calor húmido para meios de cultura e diversas soluções.
2. Tindalização
Este método consiste numa esterilização fraccionada em que o meio sofre 3 aquecimentos em 3 dias consecutivos, para destruição de formas vegetativas bacterianas que evoluem de esporos. Utiliza temperaturas inferiores a 100º C, e faz-se em banho-maria, onde se mergulham os frascos de meio a esterilizar hermeticamente fechados, durante cerca de 1h, repetindo-se o tratamento em 3 dias consecutivos. Tem como objetico a eliminação de formas esporuladas, as quais germinam quando submetidas a temperaturas de 100º C, resultando desta germinação as formas vegetativas não resistentes a essa temperatura.
3. Pasteurização
É um processo utilizado, pois não modifica as qualidades originais do produto, é um método de esterilização que utiliza uma temperatura geralmente inferior a 100° C (57° a 600° C), em banho-maria. Tem como objetivo eliminar microrganismos sensíveis ao calor, entre estes, estirpes patogênicas.
4.UAT
Ultra Alta Temperatura, também conhecido por UHT (abreviação do inglês "ultra-hightemperature") é um processo parcial de esterilização de alimentos, pelo aquecimento durante um curto período de tempo, algo de 2 a 4 segundos, a uma temperatura de 140 a 150°C, temperatura qual é necessária para matar ou neutralizar esporos bacterianos do leite, e resfriado imediatamente a temperatura inferior a 32°C. O produto UHT mais conhecido é o leite, mas esse processo também é usado em sucos de