Formas de composicao
Curso de LICENCIATURA EM MÚSICA
Formas de composição
(Rondó, Temas e Variações, Passacaglia e Chacona)
Salvador/Ba
2013
Faculdade EvangÉlica de Salvador
Curso de LICENCIATURA EM MÚSICA
Dericio de Sousa Filho
Formas de composição
(Rondó, Temas e Variações, Passacaglia e Chacona)
Trabalho apresentado ao curso de graduação em Música na Faculdade Evangélica de Salvador - Facesa á disciplina LEM V, como requisito parcial de avaliação.
Prof. Hermilo
Salvador/Ba
2013
A musica é um pressentimento das coisas celestiais
Beethoven
Rondó
O rondó é uma forma de composição musical seccionada, estruturada a partir de um tema principal e vários temas secundários (normalmente dois ou três), sempre intercalados pela repetição do tema principal. Surgida na Idade Média, foi largamente adotada a partir do Classicismo no último movimento das sonatas e das sinfonias.
O termo "rondó" pode ainda designar um gênero literário, constituído da mesma estrutura.
O Rondó vem da dança francesa 'Rondeau' (literalmente 'Roda'), de caráter circular, que também fazia parte da suíte de danças barroca, em que um tema é sempre retomado depois de passar por uma série de variações. O rondó seria assim: Tema A - Tema B - Tema A - Tema C - Tema A e final (A-B-A-C-A). Cada seção intermediária, ou episódio, possui algum tipo de constraste à primeira seção A. Em geral, os temas apresentados nos episódios do rondó são novos, de tonalidade, dinâmica e ritmo diferentes que o da seção principal. O rondó é um desdobramento da forma ternária, já que também lida com repetição e contraste.
Em termos práticos, o número de episódios de um rondó pode ser infinito, e realmente encontramos exemplos de rondós com 4, 5 ou mais episódios. Mas eles tendem à monotonia com extrema facilidade, razão pela qual o rondó de 5 seções (3 episódios) é o mais visitado.
O Rondó foi incorporado à forma sinfônica pelo próprio Haydn, sendo geralmente disposto no