FORMALISMO RUSSO

793 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI – UESPI
CAMPUS TORQUATO NETO
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUES
CRITICA LITERÁRIA
PROF: MESTRANDO DANIEL CASTELO BRANCO

Anderson Nascimento
Lorena Moura

O FORMALISMO RUSSO APLICADO AOS POEMAS A ROSA DE HIROSHIMA E PARA SEMPRE

Teresina
(2014)
O Formalismo Russo aplicado aos Poemas Rosa de Hiroxima e Para sempre O Formalismo Russo foi uma corrente de críticos que teve muita importância nos estudos literários, junto com o New Criticism foram precursores no estudo da literatura de forma autônoma das demais ciências. O Formalismo Russo propõe estudar a obra em si, o que tornará um texto literário: a literariedade, propondo ser este o objeto de estudo da literatura.
A poesia é linguagem em sua função estética.
Deste modo, o obejto do estudo literário não é a literatura, mas a literariedade, isto é, aquilo que torna determinada obra uma obra literária. [...] Tudo servia para os historiadores da literatura: os costumes, a psicologia, a política, a filosofia. Em lugar de um estudo da literatura, criava-se um conglomerado de disciplinas mal-acabadas. Parecia-se esquecer que estes elementos pertencem às ciências correspondentes [...] e que estas últimas podiam, naturalmente, utilizar também os monumentos literários como documentos defeituosos e de segunda ordem. Se o estudo da literatura quer tonar-se uma ciência, ele deve reconhecer o “processo” como seu único “herói” (JAKOBSON, 1921 apud SCHNAIDERMAN, 1976)

Um dos mais importantes conceitos dos estudos formalistas é A arte como procedimento que seria a desautomatização da linguagem, fugindo da linguagem cotidiana, singularizando a coisa descrita através da linguagem dando ao leitor maiores detalhes que no cotidiano não se tornam perceptíveis, o autor tem essa qualidade de singularizar a coisa para que os leitores o apreciem de maneira única. Segundo Chklovcki (1976) a arte se caracteriza por procedimentos de construção que visam

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas