Forma O Do Pre O De Vendas
Segundo Júlio César Zanluca do Portal de Contabilidade a formação do preço de vendas é possível, basicamente pela equação: Custo + Lucro + Despesas Variáveis = Preço de Venda
A não “formação do preço” ou formação incorreta do preço pode gerar um sério problema: A perda de Mercado (por praticar preços acima da concorrência, preços que acabem que não trazendo o retorno esperado para a empresa, ocasionando a perda dos lucros) isso para empresas de todo, e qualquer segmento (Industrial, Prestador de Serviços, Comercial etc.).
Segundo Kotler:
“Apesar do papel crescente de fatores não relacionados a preço no papel de marketing moderno, o preço continua sendo um elemento crítico do composto de marketing. O preço é o único dos quatro Ps’ que produz receita; os outros três Ps produzem custos.”
(1998:461)
Já para Schewe & Smith:
“O preço é enormemente importante para os mercadizadores, tanto por causa da equação de lucro como por causa dos aspectos simbólicos do preço de um produto. A formação do preço pode afetar o programa todo de marketing de uma empresa, o que, por sua vez, determina o sucesso desta, bem como a satisfação total proporcionada aos consumidores e à sociedade em geral.” (1982:279)
Como calcular o preço de cada produto
“Cálculo que tem por base a abrangência e cobertura de todos os custos da empresa e geração do lucro desejado. É como dizer que a partir da venda de qualquer produto você estará tirando os custos ligados à empresa, sejam eles: Custo fixo, Custo Variável ou Não Operacional e, assim, obtendo determinado lucro.” Laecio Barreiros.
Na prática:
Primeiro é calculado a margem de lucro média que se pretende alcançar:
O lucro é o que sobra das vendas, menos o custo das mercadorias vendidas, menos as despesas variáveis e menos as despesas fixas, inclusive o pró-labore. Lembrando que Cada tipo de atividade tem uma margem de lucro. É desejável que o capital remunerado seja no mínimo por volta de 2% a 4% ao mês.
Exemplo: