forma ativa
Sistemas Estruturais de forma-ativa são formados basicamente uma matéria não rígida , flexível formada de modo definido e suportada por extremidades fixas, com a capacidade de suportar-se e cobrir um vão. A sua transmissão das cargas até aos apoios ocorre através de esforços normais, o arco, por compressão; o cabo de suspensão, por tração.
Vetor Ativo:
Sistemas Estruturais de vetor-ativo são formados por elementos curtos, sólidos e em linha reta. Estes elementos lineares devido a sua pequena seção ao seu comprimento, apenas transmitem forças na direção do seu comprimento, possuindo apenas esforços normais de tração e compressão. Através destes mecanismos que podem mudar as direções das forças e transmiti-las as cargas a longas distâncias sem apoios intermediários.
Tipos Sistemas de Vetor-Ativo:
*Sistemas de Treliças Planas
*Sistemas de Treliças Curvas
*Sistemas de Treliças Espaciais
Superficie ativa
Os Sistemas de Superfície–Ativa são formados pela composição dos elementos de superfície formando mecanismos que reorientam forças, com resistência a compressão, tração e cisalhamento. Os elementos de superfície, desempenha função portadoras de cargas, podendo elevar-se livremente no espaço enquanto transmite cargas.
Tipos de Sistemas de Superfície-Ativa:
*Sistemas Estruturais Dobrados
*Prismáticos
*Piramidais
*Sistemas de Cascas Curva
*Simples
*Rotativas
Anticlástica
Massa Ativa
Sistemas Estruturais de massa-ativa são formados por elementos lineares de materiais resistentes a solicitações de compressão, tração e flexão. Esses elementos, as vigas, são capazes de resistir a forças perpendiculares ao seu eixo e transmiti-la lateralmente ao longo do mesmo até aos seus extremos. A mudança da direção das forças é resultado da resistência da massa da seção, a tensões normais e de cisalhamento. Onde o momento externo é anulado pelo momento interno gerado pela deformação causada pela sua flexão.
Tipos de Sistema de Massa-Ativa: