forame magno
Tronco Encefálico: constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo.
Nervo Acessório: Nervo motor. Origem aparente encefálica: sulco póstero lateral do bulbo. Origem aparente craniana: forame jugular. Inerva músculos esqueléticos, porém parte de suas fibras acola-se ao vago e com ela é distribuída.
Artéria Vertebral: A artéria vertebral origina-se no primeiro terço da artéria subclávia, e ascende em direção ao crânio pelos forames transversos das vértebras cervicais C6 a C1 (atlas), até penetrar no crânio pelo forame magno. Então, as artérias vertebrais direita e esquerda fundem-se no clivo do osso occipital para formar a artéria basilar. Em seu trajeto, emite ramos musculares para os músculos profundos do pescoço e ramos espinhais para a medula espinhal e para as vértebras.
- Vista inferior do crânio (norma basilar)
Forame jugular
Nervo Glossofaríngeo: Nervo Misto. Origem aparente encefálica: sulco pós-olivar. Origem aparente craniana: forame jugular. Recebe fibras sensitivas para: o terço posterior da língua, as tonsilas palatinas, a faringe, o ouvido médio e os corpos carotídeos e leva fibras motoras para o músculo estilofaríngeo e para os músculos superiores da faringe.
Nervo Vago: Nervo Misto. Origem aparente encefálica no sulco pós-olivar. Origem aparente craniana no forame jugular. Cardio inibidor e responsável pela inervação visceral.
Nervo Acessório: Nervo motor. Origem aparente encefálica: sulco póstero lateral do bulbo. Origem aparente craniana: forame jugular. Inerva músculos esqueléticos, porém parte de suas fibras acola-se ao vago e com ela é distribuída. - Vista inferior do crânio (norma basilar)
- Vista anterior do Crânio (cavidade do crânio)
Canal carótico
Artéria Carótida Interna: responsável pelo aporte do oxigênio e nutrientes do encéfalo. Os ramos terminais da artéria carótida interna são a artéria cerebral anterior (supre maior parte da face medial do cérebro) e artéria cerebral média (supre a maior parte da face lateral do