food and beverage department
Segundo dados do Turismo de Portugal, o nosso país é descrito pelos turistas como “acolhedor/hospitaleiro”, “bom clima” e “boas praias”. A “Gastronomia e Vinhos” surge como o 5º ponto de contacto com maior grau de satisfação, e em 2º lugar em “o que superou as expectativas”. A Gastronomia surge também como o 1º serviço efectivamente prestado, a seguir aos que estão intrínsecos. Em termos de representatividade da Hotelaria, Restauração e Bebidas sabemos que movimenta mais de 9,5 mil milhões em termos de volume de negócios (73,5% do Turismo) e que, relativamente ao consumo por parte de visitantes estrangeiros a Restauração e Bebidas correspondem a 64,9% do consumo dos excursionistas, 44,9% do consumo dos turistas estrangeiros e 34,1% do consumo de turistas portugueses em Portugal.
Sabemos também que Portugal é o país em que a taxa de IVA aplicável aos serviços de A&B nos sectores da Hotelaria e Restauração é maior, face a países como a Alemanha, Espanha, França, Itália, Irlanda e Reino Unido.
Posto isto, concebemos o nosso Departamento de A&B, em termos de serviço por 3 outlets – O restaurante A, o restaurante B e o bar C. Terá também Room Service e a gestão de minibares à sua responsabilidade e a gestão de eventos, em colaboração com o departamento Comercial.
O objectivo é tornar o serviço de A&B do nosso hotel referência na cidade, com grande qualidade de produtos e serviços.
No que concerne a gestão é nossa preocupação manter a melhor relação qualidade/preço. Para tal definimos a estrutura organizacional conforme apresentamos na figura abaixo e desenvolveremos nos pontos seguintes.