direito
Carlos Miranda*
RESUMO
Este trabalho analisa a situação de crianças forçadas a trabalhar e as repercussões psicológicas e legais geradas pelo trabalho infantil na cidade de Salvador, Bahia. Baseando-se em revisão bibliográfica e entrevistas com indivíduos na condição supracitada constatamos que a condição econômica é o principal determinante a introdução precoce desses indivíduos no mercado de trabalho tendo como principal implicação no aspecto psicológico (completar após desenvolvimento da parte específica). Concluímos (completar após desenvolvimento da parte específica)
Palavras-chave: Trabalho infantil. Psicologia. Direitos Humanos.
*Alunos do curso de Direito (noturno) da Universidade Católica do Salvador. Trabalho interdisciplinar apresentado ás disciplinas de Psicologia e Relações Interpessoais com a professora Simone Chaves e Direitos Humanos e Ambientais, com o professor Thiago Oliveira.
1 INTRODUÇÃO
A infância é a fase da vida na qual ocorre a construção da personalidade dos indivíduos, bem como sua formação psicológica. Quando uma criança se vê obrigada a trabalhar, seja para ajudar a família, seja para poder se alimentar ou porque é forçada por outra pessoa, a mesma adentra um universo que pode lhe conferir diversos perigos, além de coibi-la de usufruir de situações típicas da infância, como ir à escola, brincar. Ainda pode-se citar a violação dos direitos humanos, mediante isso, mostra-se necessário haver um estudo e uma discussão maior com relação a esse assunto e se pensar em formas de se combater esse flagelo que destrói a vida e a infância de inúmeras pessoas. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi revisão bibliográfica através da pesquisa de trabalhos científicos sobre o mesmo tema e realização de entrevistas com crianças que trabalham na cidade de Salvador, Bahia visando obter a confirmação das hipóteses apresentadas na pesquisa.
Elementos que