Fontes Religadoras
•
•
•
•
•
1.
2.
3.
4.
INTRODUÇÃO
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
FILOSOFIA DA PROTEÇÃO
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
CRITÉRIOS PARA COORDENAÇÃO:
FUSÍVEL X FUSÍVEL
RELIGADOR X FUSÍVEL
RELÉ X FUSÍVEL
RELÉ X RELIGADOR
INTRODUÇÃO
Em geral, observamos que quanto maior o nível de tensão do sistema maior a necessidade de se ter proteção confiável e segura.
Ex.: em sistema com tensão igual ou maior que 230 kV, cada linha de transmissão possui um verdadeiro sistema de proteção com altíssima confiabilidade, isto tudo para promover a proteção que o sistema exige.
Por outro lado vamos até uma linha de distribuição de baixa tensão, de 127V, por exemplo, qual é a proteção que estamos dando para ela? É confiável? Este sistema não necessita de um sistema confiável de proteção?
A maioria dos acidentes, defeitos e falhas em sistema elétrico ocorre em sistema com níveis de tensão de distribuição e de baixa tensão.
Obviamente porque estes sistemas são muito maiores e estão muito mais próximos da população que os sistemas de transmissão.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Zona de Proteção:
É o trecho de uma rede de distribuição protegido por um equipamento de proteção.
A zona de proteção é determinada em função do tipo do equipamento de proteção.
Cada equipamento de proteção tem sua característica e finalidade específica no sistema elétrico de distribuição.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Sensibilidade:
De forma geral podemos definir sensibilidade como sendo a capacidade que um equipamento de proteção ser sensível o suficiente e interromper o circuito em condições de curto-circuito de valores mínimos no final do trecho considerado zona de proteção, e ao mesmo tempo de se manter fechado com a circulação da máxima corrente da carga do circuito.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Seletividade:
É a condição que se dá ao equipamento de proteção de interromper e manter isolado o menor trecho defeituoso do sistema, provocada por qualquer tipo de falta
(transitória ou permanente) sem