fontes de potência do meio rural
ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA
Fontes de potência no meio rural
Goiânia
2014
Introdução
Com a crescente demanda de uso de energia elétrica e a quase não expansão da malha energética (basicamente compostas por usina hidroelétricas) existente no país, vários outros métodos de geração de energia alternativos se fizeram necessários. Além disso, à medida que fica mais caro, mais raro e politicamente mais inviável queimar combustíveis como petróleo e carvão, usar métodos de energia renováveis, que são energias "infinitas".
Alguns diferentes tipos de energia são potências para o meio rural, algumas até podendo gerar rendas extras para os pequenos agricultores e com isso ainda preservando o meio ambiente, como por exemplo a energia solar, eólica e da biomassa. Outras não tem efeitos positivos para o meio rural, mas de toda forma tem uma influência direta para este meio, por exemplo a energia nuclear.
As potências do meio rural é portanto as diferentes energias utilizados no dia-dia, incluindo até a energia animal e humana, mas de forma geral as que o próprio ambiente nos fornece. São necessários investimentos em infra-estrutura rural, dentre eles, um suprimento energético eficiente e ambientalmente aceitável, o que poderia resultar em um trabalho mais eficiente e em melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.
Energia solar
Energia solar é aquela que provém diretamente da luz do sol na qual pode ser utilizado o seu calor para o caso de energia térmica, ou ser transformado diretamente energia elétrica. Essa é uma energia limpa e inesgotável, porém não muito difundida nos dias atuais. Seu uso é particularmente vantajoso em regiões remotas ou em zonas de difícil acesso. Isso comprova que o meio rural é um meio propício para essa energia que tem papéis indispensáveis. (FARIA, 2014; GARCIA, pg. 6, 2014).
Como fonte térmica, ela pode ser utilizada no aquecimento de água