Métodos e Técnicas de Pesquisa
Métodos e Técnicas de Pesquisa.
Profª Juliana Ollé
Ana Carolina Tavares da Silva Giulia Stelmach Farias Mônica Renata Zanetti Thalyta Thays Lemes Bueno
Curitiba, 12 de agosto de 2014.
Ensaio Clínico.
Ensaio Clínico ou Estudo Clínico é uma pesquisa que visa analisar os efeitos produzidos por determinados tratamentos na área da saúde (medicamentos, vacinas...) em um grupo de pessoas, geralmente voluntários. Cuidadosamente controlada, supervisionada e documentada a fim de avaliar a segurança e eficácia da intervenção.
O ensaio é composto de algumas fases e depois de concluídas passam por uma avaliação das autoridades regulatórias (ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no casa do Brasil) e se os resultados forem satisfatórios o tratamento é registrado e já podem ser prescritos por médicos, em casa de medicamentos.
Antes dos tratamentos serem testados em seres humanos passam por uma fase chamada “fase não clínica”, onde as substâncias são testadas em laboratórios e através de experimentação em animais. Para que essa fase ocorra é preciso seguir as normas de proteção aos animais de experimentação.
Se nessa fase os resultados não forem satisfatórios os projetos são cancelados.
A fase clínica possui quatro fases sucessivas que os tratamentos devem passar para poderem ser liberados para comercialização.
O objetivo da primeira fase é avaliar a segurança do produto investigado, para isso o tratamento é testado em pequenos grupos (de 10 a 30 pessoas) que são, como já dito anteriormente, geralmente voluntários. Mostrando-se seguro o tratamento passa para a segunda fase.
O número de pacientes que participam da fase II é maior (de 70 a 100 pessoas), seu