Fontes de hidrocarbonetos
Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados unicamente por carbono e hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos. Praticamente todos os alcanos ocorrem naturalmente no gás natural do petróleo, enquanto que os mais pesados, alcenos e alcinos são obtidos no processo de refinação. Podendo também ser sintetizados em laboratório.
Fontes de Hidrocarbonetos
A partir dos hidrocarbonetos é possível produzir uma grande quantidade de produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia, tais como: plásticos, borracha, velas (parafina), combustíveis (gasolina, diesel, gás natural, etc) e muitos outros. A utilização dos hidrocarbonetos como combustível está ligada ao fato de estes compostos oxidarem com bastante facilidade, liberando muita energia e calor.
As fontes de hidrocarbonetos são os chamados “combustíveis fósseis”, formados pela decomposição de restos animais e vegetais a milhões de anos. São exemplo de combustíveis fósseis o petróleo, o gás natural, o carvão, entre outros.
Petróleo
O petróleo é composto por hidrocarbonetos, além do enxofre, oxigênio e nitrogênio. Substância oleosa e inflamável, é a principal fonte de energia mundial. É o resultado da transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares por milhões de anos sobre pressão de sedimentos. Os produtos dessa degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados a sedimentos e resíduos orgânicos, ficam na rocha-mãe; dessa forma, o petróleo é expulso para rochas e areias porosas e permeáveis como os arenitos e calcários.
É encontrado na natureza impregnado em rochas sedimentares. Como elas são permeáveis, o óleo se desloca para o interior da crosta terrestre; porém, se for detido por rochas impermeáveis são formadas as jazidas.
A forma de extração varia de acordo com a quantidade de gás encontrado no local. O petróleo sai de forma bruta da jazida e, dessa forma, é necessário que ele seja fracionado em vários