Principais fontes de hidrocarboneto
Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio (O), nitrogênio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais.
São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma consequência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente liberando calor.
Hidrocarbonetos
É todo composto orgânico formado unicamente por átomos de carbono e hidrogênio. Os hidrocarbonetos são à base de todas as outras funções orgânicas, ou seja, é a partir deles que todas as demais funções, teoricamente, se formam. Daí a grande importância dos hidrocarbonetos para a química orgânica.
Além disso, a partir deles é possível produzir uma grande quantidade de produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia, tais como: plásticos, borracha, velas (parafina), combustíveis (gasolina, diesel, gás natural, etc.) e muitos outros.
A utilização dos hidrocarbonetos como combustível está ligada ao fato de estes compostos oxidarem com bastante facilidade, liberando muita energia e calor.
As fontes de hidrocarbonetos são os chamados “combustíveis fósseis”, formados pela decomposição de restos animais e vegetais a milhões de anos. São exemplo de combustíveis fósseis o petróleo, o gás natural, o carvão, entre outros.
Os hidrocarbonetos podem ser classificados em alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos, ciclenos e aromáticos.
1. Alcanos:
São hidrocarbonetos de cadeia aberta e saturada, ou seja, apresentam apenas ligações simples. A parafina é um exemplo bem conhecido de alcano. O metano (CH4), encontrado no gás natural, é o hidrocarboneto mais simples. Nas minas de carvão ele mistura-se ao oxigênio formando o gás grisu, que muitas vezes causa explosões, provocando acidentes nas minas.
2. Alcenos:
São