Fontes De Fornecimento
Classificação de Fornecedores
As organizações devem adquirir recursos de seus ambientes e converter esses recursos em produtos ou serviços para serem vendidos. Os fornecedores devem prover estes recursos.
Todo negócio exige a obtenção de diferentes tipos de recursos:
Pessoas: (fornecidas por escolas ou universidades)
Matérias-primas: (fornecidas por produtores, atacadistas e distribuidores)
Capital: (fornecido por bancos, acionistas ou outras fontes)
Uma primeira classificação abrange:
Seleção e avaliação de fornecedores
Uma vez tomada a decisão sobre o que comprar, a segunda decisão mais importante refere-se ao fornecedor certo. Selecionar fornecedores é reunir um grupo representativo do mercado que preencha todos os requisitos básicos para o fornecimento e atenda aos requisitos e padrões pré-estabelecidos como adequados para o fornecimento.
Um Bom fornecedor é aquele que tem:
Tecnologia para fabricar com qualidade;
Capacidade para produzir as quantidades necessárias;
Capacidade de atender os prazos
Preços menores e/ou competitivos com o mercado
Melhores condições de pagamento.
Classificação das Fontes de Fornecimento
Fonte Única e Exclusiva: implica que apenas um fornecedor está disponível devido a patentes, especificações técnicas, matéria-prima, localização, etc.
Fonte Simples: é uma decisão planejada pela seção de Compras no sentido de selecionar um único fornecedor para o item, quando existem várias fontes. A intenção é criar uma parceria a longo prazo.
Fonte Múltipla: é a utilização de mais de um fornecedor para o fornecimento de um mesmo item. As vantagens são a competição que gera preços mais baixos e melhores serviços, além da continuidade no fornecimento.
FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DOS FORNECEDORES
Um dos documentos primordiais da seção de Compras é o cadastro de fornecedores. Através desse cadastro, se realiza a seleção dos fornecedores para atendimento das quatro condições básicas de uma