Administração de Materiais - Fontes de Fornecimento
Introdução
Nosso trabalho consiste em explicar como é feita a gestão de compras e o seu conceito, sabendo que, a gestão de compras nada mais é que do que a atividade de obter com eficiência os materiais certos, nas quantidades corretas, com entregas na data certa e com os preços mais vantajosos para a empresa.
Administração de compras
A administração de compras ou gestão de compras é a atividade responsável pela aquisição de materiais e matérias-primas dentro da empresa de acordo com as políticas específicas a cada organização, incluindo os cálculos relacionados à despesa com estocagem e depreciação, análise dos sistemas de custeio e avaliação das instalações.
Parte essencial no processo de suprimentos, a administração de compras possibilita um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na empresa evitando-se gastos desnecessários com a aquisição de materiais, depreciação e estocagem. Cabe ao administrador de compras planejar as aquisições de forma a realizá-las no tempo correto, na quantidade certa e verificar se recebeu efetivamente o que foi adquirido, além de trabalhar o desenvolvimento de fornecedores.
Fontes de fornecimento
Seleção de fornecedores
O objetivo da função de compras é conseguir tudo ao mesmo tempo: qualidade,quantidade,prazo de entrega e preço.Uma vez tomada a decisão sobre o que comprar, a segunda decisão mais importante refere-se ao fornecedor certo.Um bom fornecedor é aquele que tem a tecnologia para fabricar o produto na qualidade exigida,tem a capacidade de produzir as quantidades necessárias e pode administrar seu negócio com eficiência suficiente para ter lucros e ainda assim vender um produto a preços competitivos.
Fontes
Há três tipos de fontes: Única,múltipla e simples.
Fonte única: Implica em apenas um fornecedor está disponível devido a patentes,especificações técnicas,matéria-prima,localização,e assim por diante.
Fonte múltipla: É a utilização de mais de um fornecedor para um item.As