Fontes de Energias alternativas
Jefferson Pereira Rodrigues1, Cátia Regina Barp Machado2 Eliane Floriani2
1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina,Campus Jaraguá do Sul, SC, Brasil.
2 Professora Orientadora- IFSC, Campus Jaraguá do Sul
Resumo
Este projeto trata-se de uma pesquisa participativa, realizada em uma escola da rede municipal localizada em Jaraguá do Sul/SC, durante o período de estágio de Regência I, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física. Os objetivos desta pesquisa foi possibilitar a compreensão dos alunos do ensino fundamental, permitindo a distinguir mito da ciência, podendo identificar conhecimento populares de embasamento cientifico, além de desenvolverem prática da pesquisa, identificar a mudança conceitual dos estudantes após uma intervenção pedagógica e ainda analisar o potencial da intervenção. Esta proposta foi desenvolvida para verificar a aprendizagem do aluno em relação de mito e ciência. A pesquisa foi desenvolvida por meio de aplicação de questionário e realização de uma intervenção pedagógica, envolvendo três turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e totalizando 66 alunos.
.
Palavras-chave: Mito e Ciência. Pesquisação, Mudança conceitual.
Abstract
Key-words:
1. Introdução
Realizar ciências no ensino fundamental é um desafio estimulante no qual o professor de ciência acaba sendo responsável em apresentar uma proposta inovadora para fazer e ensinar ciências. Esta é a finalidade de realizar esta intervenção, onde os alunos serão capazes de identificar e analisar, os mitos e ciências. Além da capacidade de discutir a estreita relação entre a ciência e os mitos através de um júri simulado.
Embora os PCN’s constantemente desenvolvam propostas de como trabalhar o tema ciências e mitos nas escolas, nem todos os livros didáticos são fieis a essas diretrizes, assim há importância de novas