Fontes de energia
De
Energia
Escola Estadual Dr. José Tavares
Arapiraca – AL
Fontes
De
Energia
Eduardo Caetano de Oliveira
Arapiraca - AL
Índice
1- Introdução
2- Fontes de Energia
3- Conclusão
4- Fontes da Pesquisa
Introdução
Hoje em dia existem diversas fontes de energia utilizadas no mundo todo, umas em maior e outras em menor quantidade, de acordo com a região. Acho que de maneira geral, elas podem ser classificadas como energias convencionais (baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida) e alternativas (originadas como solução para diminuir o impacto ambiental), além de se dividirem em renováveis e não-renováveis.
Temos como exemplo os Estados Unidos, lá é grande a utilização dos combustíveis fósseis, fontes de energia não-renováveis, como o petróleo e o carvão mineral. Já aqui no Brasil, a maior parte da geração de energia elétrica vem de usinas hidrelétricas (cerca de 95%). Em regiões rurais e mais distantes das hidrelétricas centrais, tem-se usado energia produzida em usinas termoelétricas e em pequena escala, a energia elétrica gerada pela energia eólica.
Então cada vez mais é necessária a implantação de sistemas que utilizem as fontes inesgotáveis de energia, em agravo daquelas que usam combustíveis fósseis, uma vez que estes poluem muito mais e tendem a se esgotar mais rápido, frente ao grande e desenfreado consumo que deles fazemos.
* Fontes não-renováveis: São aquelas encontradas na natureza em quantidades limitadas. Conforme são utilizadas, vão sendo extintas. Alguns exemplos: petróleo, carvão mineral, gás natural.
* Fontes renováveis: São as extraídas de fontes naturais que têm capacidade de regeneração, por isso, são inesgotáveis. Estas fontes poluem em quantidade muito menor do que as não-renováveis. Alguns exemplos: energia solar, energia eólica, biocombustíveis, energia geotérmica, biomassa.
Eólica
A energia eólica é aquela energia que é