Fontes de Energia
b) Origem
c) Formas de obtenção
d) Vantagens
e) Desvantagens
f) Onde ocorre maior utilização
g) Uso no Brasil
h) Uso no Mundo
1.
Geotérmica
Magma
Calor proveniente do interior da Terra.
É uma energia limpa que não prejudica a Terra, fiável, flexível e ajuda os países em desenvolvimento.
O odor desagradável, a natureza corrosiva, e as propriedades nocivas do ácido sulfídrico (H2S) são causas que preocupam. Nos casos onde a concentração de ácido sulfídrico (H2S) é relativamente baixa, o cheiro do gás causa náuseas.
Os gêiseres do norte da Califórnia, a maior instalação deste tipo no mundo, tem uma capacidade total suficiente para abastecer as cidades de São Francisco e Oskland.
A energia geotérmica é utilizada apenas na forma de água aquecida, como no caso dos parques termais de Caldas Novas (GO) e Poços de Caldas (MG).
Está havendo um aumento na eletricidade gerada geotermicamente. Segundo um relatório de 2005 da ENEL, provedora de energia italiana, usinas de energia geotérmica estavam fornecendo 8.900 megawatts para 24 países do mundo. Os Estados Unidos produzem mais eletricidade geotérmica do que qualquer outro país, Desde 2000, a geração de energia geotérmica triplicou na França, na Rússia e no Quênia.
2.
Biomassa
Decomposição de materiais orgânicos
Vegetais, frutas, bagaços de cana e alguns esgotos.
A energia de biomassa é renovável, auxilia na diminuição do CO2 na atmosfera e há uma utilização do lixo na produção, diminuindo a quantidade de dejetos nos aterros.
Desflorestação de florestas, além da destruição de habitats;
Possui um menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis; Os biocombustíveis líquidos contribuem para a formação de chuvas ácidas;
O Brasil é o país que mais utiliza biomassa na produção de energia, sendo16% do uso mundial no setor. Em seguida estão os EUA (9%) e Alemanha (7%).
A agroindústria inclui a produção de energia a partir da biomassa,