sgfgs
FACULDADES INTEGRADAS DO SUDOESTE MINEIRO
UNIDADE PASSOS
USINA BIOMASSA
Amanda Guimarães de Oliveira
Bruna Bueno Dutra
Caroline da Silva Oliveira
Luna Clara Morais Godinho Modesto
Thaís Cristina Souza Lima
PASSOS – MG
2014
Introdução Com o aumento do desenvolvimento humano, formou-se também uma preocupação com as fontes geradoras de energia, nem sempre renováveis, iniciando-se assim uma busca por recursos. Entre os anos de 2007 à 2010 é notável a elevação dos preços pagos pela energia, com base nesta informação, o desenvolvimento e a implementação de alternativas tecnológicas de baixo custo podem trazer impactos socioeconômicos positivos. A geração de energia através da Biomassa está entre as mais promissoras fontes geradoras de baixo custo. Sendo a Biomassa, um material de fácil acesso, produzido por todos os seres vivos e renovável em período inferior à 100 anos. Assim, o presente trabalho pretende demonstrar a viabilidade energética e econômica da utilização desse recurso, o seu modo de funcionamento e os impactos gerados, sendo eles negativos ou positivos.
Histórico
Geração de Energia Elétrica (funcionamento gerador)
Principais fontes de energia
Usina Hidrelétrica
A energia hidrelétrica converte o fluxo natural da água em eletricidade para iluminar nossos lares e mover nossas indústrias. A energia é produzida pela queda da água, girando as pás de uma turbina. A turbina é ligada a um gerador que converte a energia em eletricidade.
A quantidade de eletricidade que uma usina hidrelétrica pode produzir depende da quantidade de água que passa pela turbina (o volume do fluxo de água) e da altura da qual a água cai (queda bruta). Quanto maior o fluxo e a queda, mais eletricidade é produzida.
Há diferentes tipos e tamanhos