Fontes de Energia
Fontes de Energia
ENG 1354
Análise do Ciclo de Vida Energético
Energia Nuclear
Phillipe Senez
Rafael Ramalho
Dezembro/2013
Índice
1. Introdução
No início do século XX, foi descoberto a radiação e a partir desse período iniciaram-se as investigações mais detalhadas sobre a radioatividade e a energia nuclear. As possibilidades de aplicação da radiação são inúmeras, grande exemplo disso é o fato de que ela pode ser usada na área medicinal, na geração de energia elétrica, na agricultura e em muitas outras alternativas. Nesse trabalho abordaremos exclusivamente o uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia.
O estudo acerca das diversas fontes de geração de energia elétrica e seu uso subsequente causam efeitos no cenário socioeconômico e no meio ambiente. Em decorrência dessa constatação torna-se indispensável uma análise a respeito do crescimento do uso da fonte nuclear para fins de energia elétrica. Em relação à energia nuclear especificamente, o problema reside nos rejeitos radioativos, na segurança e nas emissões de carbono durante todo o seu ciclo de vida, que inclui o descomissionamento de minas e reatores. Deve-se também atentar para os custos reais, isto é, os gastos gerados durante o ciclo completo dessa fonte energética, para que seja possível avaliar com exatidão suas características e diagnosticar sua efetiva contribuição para o desenvolvimento dos países em prol da sustentabilidade.
Dito isso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise do ciclo de vida (Life Cycle Assessment) da energia nuclear dando ênfase na viabilidade econômica e energética das etapas necessárias para que esse produto cumpra sua função ao longo de todo o seu ciclo de vida. Isto é, desde a obtenção dos recursos naturais usados em sua fabricação até sua disposição final, passando,