Fontes de energia limpa
Com as evoluções desenfreadas e tantos danos causados ao meio ambiente, a humanidade passou a relacionar-se de maneira diferente com a natureza na tentativa de preservar o meio ambiente e consequentemente a vida de todos os seres. Assim a humanidade vem lançando mão das fontes de energia limpa existentes em nosso planeta, que são eficientes, causam menos danos ao meio ambiente e são de baixo custo.
-
Entre elas está a tão famosa energia eólica, usada já na antiguidade para locomover os barcos à vela ou para funcionar as engrenagens de moinhos, onde os ventos moviam as pás e a energia eólica era transformada em energia mecânica e usada para moer grãos ou bombear a água. A força eólica, ou seja, a energia gerada pelos ventos vem ganhando destaque nos últimos tempos por ser considerada umas das mais promissoras fontes naturais de energia limpa, ou seja, renovável e bem distribuída em todo planeta. A produção de energia eólica ocorre através de um cata-vento instalado em lugares que ventam bastante, onde os ventos tem força para girar as pás do cata-vento que acionará um gerador de energia elétrica.
Temos como vantagens da utilização desta energia os fatos de ser fonte de energia inesgotável e abastecer lugares aonde a energia comum não chega. Por outro lado, temos como desvantagens a geração de poluição visual pela necessidade de muitos cata-ventos, poluição sonora, pois alguns cata-ventos são muito barulhentos e a morte de pássaros que acabam se chocando com as pás dos cata-ventos.
-
Temos ainda como opção energética a energia das marés, ainda pouco conhecida e pouco aproveitada por não existir tecnologia para sua exploração comercial. Há três maneiras de gerar energia a partir dos mares, que são:
1. Construir diques que envolvam uma praia onde com a maré alta a água entre nos diques e ao abaixar saia como em qualquer outra barragem, mas para isso é necessário um aumento de pelo menos 5,5 metros na maré, além de haver a