Fisica gota de agua
Então entender esses corpos é na verdade entender o nosso cotidiano, o que demonstra a importância de tal experimento. Os movimentos possíveis que a gota poderia realizar são:
MOVIMENTO UNIFORME – nesse movimento o corpo se desloca com uma aceleração nula, ou seja, a velocidade escalar é constante em qualquer intervalo de tempo. Logo no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais. Esse movimento pode ser descrito pela fórmula abaixo.
Fórmula (1) – Função horária do movimento uniforme ,
Com v diferente de zero.
Então, de acordo com o referencial:
Se v > 0 temos MU PROGRESSIVO
Se v < 0 temos MU RETRÓGRADO ou REGRESSIVO
S é a posição final do corpo.
So é a posição inicial do corpo. v é a velocidade. t é o intervalo de tempo no qual ocorre o movimento.
Para melhorar os resultados obtidos, é necessário calcular o desvio padrão das medidas, fazendo com que elas se tornem mais reais, uma vez que pode ocorrer falhas no calculo dessas. A formula usada para calcular tal erro é:
σVV2= σ∆x∆x2+ σ∆t∆t2
Onde σ∆x é o desvio padrão do deslocamento realizado pela gota. O desvio padrão do tempo não existe uma vez que as medidas do tempo não teriam como sofrer um erro na medida, apenas o erro da pessoa que esta realizando a medição( que foi desconsiderado nos cálculos desse experimento) . Dessa forma podemos calcular σV, que é o desvio padrão da velocidade.
A proveta (figura x) foi essencial para este experimento, uma vez que ela possibilitou a marcação da posição da gota conforme a passagem de tempo. A seringa ( figura y ) também possibilitou