Energia nuclear como fonte limpa
A energia limpa, o nome já diz que não polui o meio ambiente. A energia limpa que podemos citar são as energias eólicas, energia solar, a hidrelétrica e a nuclear. Essa redação tem como base refletir sobre a energia nuclear que não é renovável e que não emite gases que atrapalhem o efeito estufa, portanto segura, porém, muito questionável, mas falaremos disso um pouco mais a frente. Falarei dos benefícios da energia nuclear. Em nossos dias, são mais de 400 usinas nucleares uns funcionamentos a maior parte delas nos EUA. Os maiores beneficios que alegam para as instalações e manutenção das usinas são a de que não emitem GEE (gás de efeito estufa), auxiliam na preservação do ecossistema. Além de afirmarem que a energia nuclear tem participação importantíssima na redução das emissões de dióxido de carbono(CO2) e que a mesma evita a emissão de 2,5 bilhões t/ano de CO2 em relação ao uso do carvão. Cada 22 toneladas de urânio utilizadas, evita a emissão de 1 milhão de toneladas de CO2. Duplicando a produção de energia nuclear evitar-se-ia um quarto das atuais emissões de CO2 provenientes da produção mundial de energia elétrica." Mas os seus efeitos ao corpo e ao meio ambiente são realmente limpos?Tentarei ao longo desta explanação afirmar que não são tão limpos quanto os defensores da energia nuclear afirmam.
Os efeitos da radiação no corpo humano e no ecossistema tem recebido nos últimos anos grande pesquisas e repercussão (principalmente após o terremoto no Japão) e apoio da grande mídia. Existem alguns sites e materiais onde podemos encontrar informações sérias que mostram o quanto são destruidor os caminhos em algumas situações no caso de um desastre nestas usinas.
Falando das desvantagens da energia nuclear podemos citar: - necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos* esta desvantagem provavelmente durará pelo menos uns 30 anos, a partir de quando já se