Fontes de duvidas
DESCARTES
Considerando o que discutimos nas últimas aulas, os três textos os slides disponíveis na plataforma procure responder os seguintes pontos:
a) O que motivava Descartes? Qual era seu ponto de partida? Quem ele buscava refutar? Por quê? Que estratégia ele adota? Por qual motivo?
RESPOSTA: -O que motivava Descartes era provar que o conhecimento e a ciência eram possíveis e encontrar uma justificação para isso. Mostrando que nós somos capazes de produzir o conhecimento através da nossa razão.
-O ponto de partida foi a afirmação indubitável, algo que não poderia ser colocado em duvida, mostrando que a ciência era possível.
-Ele buscava refutar os Céticos, -porque Descartes acreditava na mudança do conhecimento. -A estratégia que ele adotou foi a duvida metódica , onde Descartes coloca tudo em duvida, pois ele se colocando no lugar dos céticos, acabou se tornando mais céticos que os próprios céticos., chegando ao ponto de colocar sua própria existência em questão. O motivo pelo qual Descartes fez tudo isso foi para provar que os céticos estavam errados. b) Como ele avança sua argumentação? A que ponto ele chega? Qual sua primeira "afirmação indubitável"? Por que motivo ele supõe que ela não possa ser colocada em dúvida?
RESPOSTA: -Ele avança sua argumentação tentando encontrar motivos para duvidar dos sentidos pois para ele os sentidos era uma fonte insegura, chegando ao ponto de tomar uma postura mais Cética que os próprios Céticos. - Sua primeira afirmação foi; Penso Logo Existo. –Ele supõe que essa afirmação não pode ser colocada em duvida, porque segundo ele mesmo para um Deus maligno nos enganar e´ necessário que nos exista, por outro lado ele supõe que tudo que afirmamos pode sempre ser colocado em duvida e se colocamos as coisas em duvida e porque pensamos.