Fontes atx
Introdução
A fonte de alimentação é um equipamento muito importante para o sistema de um computador, pois tem como função a entrega e controle de energia para todo os componentes. Aqui será feito uma breve conceitualização do padrão ATX além de seus tipos, os padrões incluidos na fonte ATX e o calculo de sua potência.
1 – Fontes de Alimentação
Fonte é o equipamento destinado ao envio de energia a todas as peças do computador. É composta por um transformador de força, um circuito retificado, um filtro capacitor e um regulador de tensão. Apresentação em padrões AT e ATX, onde o primeiro dificilmente é usado em maquinas novas.
2 – Definição Fontes ATX
Este padrão veio da evolução da fonta AT, podendo ser desligado por software não requerendo ao desligamento manual que era o caso da sua antecessora, o nome do sistema capaz de executar essa ação é denominado de Soft Power Control existe também outro recurso que permite o controle da fonte por placa de rede que é o Wake-on-Lan.
3 – Padrões ATX
3.1 – ATX12V 1.x
Essa nova especificação surgiu em meados de 2000 e consiste, basicamente, em um conector adicional de 12 V formado por 4 pinos, e outro, opcional, de 6 pinos e tensão de 3,3 V ou 5 V. Essa versão foi sofrendo pequenas revisões ao longo do tempo. A última, a 1.3, teve como principal novidade a implementação de um conector de energia para dispositivos SATA.
3.2 – ATX12V 2.x
Série de revisões que lançou um conector para a placa-mãe de 24 pinos (até então, o padrão era 20 pinos) e adicionou, na versão 2.2, um plugue para placas de vídeo que usam o slot PCI Express, recurso necessário devido ao alto consumo de energia desses dispositivos. Neste padrão, o conector opcional de 6 pinos foi removido.
3.3 – EPS12V
Especificação muito