Fonte e suas resistencias
Unidade Acadêmica de Física
Disciplina: Física Experimental II
Aluna: Bruna Silveira
Turma: 01 Período: 2011.2
Fontes e suas resistências internas
Agosto de 2011
INTRODUÇÃO
Todo dispositivo eletroeletrônico necessita de energia elétrica para seu funcionamento. A fonte de tensão é o lugar onde tais dispositivos buscam essa energia que proporciona seu funcionamento.
No mundo moderno as fontes de tensão estão presentes por toda a parte. A mais comum podemos dizer que é a rede elétrica de nossa casa, ou apartamento, com a qual interagimos todos os dias assim que ligamos algum dispositivo eletrônico como a TV ou o microondas.
Muitas pesquisas são desenvolvidas a fim de encontrar outros meios de produção de energia e armazenamento desta, pois, o mundo, não funciona mais sem energia.
A fonte ideal de tensão garante um dado valor de tensão aos seus terminais qualquer que seja o valor da corrente pedida à mesma.
A fonte real apresenta aos seus terminais uma tensão menor do que a ideal, pois se a corrente não for nula há uma queda de tensão na resistência interna.
MATERIAL UTILIZADO * Multímetro digital * Amperímetro de 100mA * Painel com plugs para conexão de circuitos (bancada) * Duas pilhas em soquete (Pequena e Grande) * Potenciômetro de 100Ω e cabos
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Montou-se o circuito abaixo e utilizou-se uma pilha pequena como fonte (E = 1,5v). Colocou-se o potenciômetro P na posição de resistência máxima, antes do início da experiência. Utilizou-se um amperímetro de 100mA.
Girou-se o potenciômetro P, de modo que obteve-se umas dez medidas de intervalos i8guais variando-se a corrente do circuito. Anotaram-se os valores de V e I para cada medida na tabela I.
Fez-se o mesmo procedimento para a pilha grande e anotaram-se os valores de V e I para cada medida na tabela II.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela-I: Valores de Corrente e Tensão para a Pilha Grande
I