Fonte simétrica
Frederico Pazeto
Curso Engenharia Mecatrônica – Unifran/SP
Av. Dr. Armando Salles de Oliveira, 201 - Pq. Universitário - Franca -SP 14.404-600
fredpazeto@gmail.com
Resumo
A fonte é usada para transformar a energia elétrica sob forma de corrente alternada da rede em energia elétrica de corrente contínua. A fonte é um aparelho constituído por componentes eletrônicos: um transformador de força, um retificador, um filtro e um regulador de tensão. Ainda há outro tipo de fonte de alimentação, chamada fonte chaveada, onde se alimenta com tensão alternada uma etapa retificadora (de alta ou baixa tensão), filtra-se através de capacitores e a tensão resultante é chaveada ou comutada, transformada em tensão alternada, utilizando transistores de potência. Essa energia chaveada passa por um transformador para elevar ou reduzir a tensão e finalmente retificada e filtrada. A regulação ocorre devido a um circuito de controle com realimentação que de acordo com a tensão de saída altera o ciclo de condução do sinal de chaveamento, ajustando a tensão de saída para um valor desejado e pré-definido. A vantagem de se utilizar a fonte chaveada é que o rendimento de potência é maior e a perda por geração de calor é menor que nas fontes lineares. Além disso, necessita de transformadores menores e mais leves. A desvantagem é a emissão de ruídos e radiação de alta frequência devido à alta freqüência de chaveamento.
Introdução
A fonte simétrica serve para alimentação de componentes eletrônicos e aparelhos, e pode ser usada para testes de projetos eletrônicos entre outros tipos de circuitos.
O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento de uma fonte simétrica com regulagem de voltagem e estabilizada, com proteção contra curto-circuito.
A fonte foi escolhida por ser muito utilizada e necessária para uma bancada de trabalho.
A construção da fonte é viável pelo baixo custo e pelo ótimo rendimento. Ela possui proteção contra curto-circuito