Fonte de energia: fotovoltáica
Os fundamentos da produção de energia elétrica é aquele que mais rapidamente está se adaptando à nova realidade. Os recursos provenientes de combustíveis fósseis são insustentáveis em médio prazo e o recurso direcionado às energias renováveis para produção de energia elétrica é cada vez mais uma aposta global.
Santos (2011) ressalta que as conseqüências dos problemas ambientais causados pelo aumento da atividade econômica e industrial do homem desde a revolução industrial ainda persistem.
De acordo com Santos:
Depois de algumas décadas de incertezas e hesitações, os governos das grandes potências mundiais estão mais do que nunca concentrados na resolução do problema do aquecimento global, unindo esforços para diminuir os efeitos secundários e negativos que a atividade humana tem no nosso planeta (SANTOS, 2011, p.21).
No panorama atual das energias renováveis, a eletricidade proveniente da energia solar fotovoltaica assume particular relevância.
Santos afirma que:
Embora a produção mundial de eletricidade recorrendo a sistemas fotovoltaicos seja ainda marginal quando comparada com a produção total, o mercado tem crescido a uma taxa anual de 35%, e o potencial desta tecnologia é teoricamente infindável (SANTOS, 2011, p.21). Diante destes argumentos, podemos destacar o seguinte questionamento para o tema abordado: De que forma podemos compreender as principais características e relevância da energia solar e de todo sistema fotovoltaico?
O trabalho possui como objetivo geral, estudar e compreender as características e especificidades da energia solar como fonte alternativa de energia e apontar possíveis ganhos de eficiência energética com o uso desta fonte. Com o esboço do objetivo geral, podemos definir os objetivos específicos como:
Investigar as características gerais do sistema solar;
Coletar e disponibilizar informações relevantes sobre o tema;
Compreender o funcionamento de um sistema fotovoltaico; e
Apontar