Fonologia
A gramática divide-se em: fonologia, morfologia e sintaxe. O meu primeiro foco será a fonologia.
1) FONOLOGIA: estuda os fonemas (ou sons da língua) e a forma como esses fonemas dão origem as sílabas. Fazem parte da fonologia a ortoepia (estudo da articulação e pronúncia dos vocábulos), a prosódia (estudo da acentuação tônica dos vocábulos) e a ortografia (estudo da forma escrita das palavras).
2) MORFOLOGIA: estuda as palavras e os elementos que as constituem. Analisa a estrutura, a formação e os mecanismos de flexão das palavras.
3) SINTAXE: estuda as formas de relacionamento entre palavras ou entre orações. Divide-se em sintaxe das funções, que estuda a estrutura da oração e do período, e sintaxe das relações, a qual inclui a regência, a colocação e a concordância.
FONOLOGIA: estudo dos sons. Esses sons são os fonemas, que são representados dentro de barras (/k/ transfere como um mesmo fonema o som representado pela letra c em cara e qu em quero). As letras são os sinais gráficos que procuram representar esses sons. Existem os seguintes casos:
1) 1 Letra = Fonemas diferentes (letra g em ginástica e galeria).
2) 1 Fonema = Letras diferentes (g e j em ginástica e jiló).
3) 1 Fonema = Mais de 1 letra (barra).
4) 1 Letra = Mais de 1 fonema (x em anexo).
5) A letra não corresponde a nenhum fonema (hábil).
VOGAIS: fonemas sonoros produzidos por um corrente de ar que passa livremente pela boca. São o núcleo das sílabas. Em toda sílaba há necessariamente apenas uma vogal.
1) Quanto ao timbre, podem ser abertas ou fechadas.
2) Podem ser orais ou nasais
3) Todos os fonemas vocálicos são sonoros.
SEMIVOGAIS: existem duas semivogais, representadas pelos símbolos /j/ e /w/ e produzidas de forma semelhante às vogais altas /i/ e /u/. Não desempenham o papel de núcleo silábico, acompanhando necessariamente uma vogal, ao qual formam uma sílaba. Exemplo: em país e baú (dissílabas), as letras i e u representam as vogais /i/ e /u/. Já