Folksonomia
Os estudos sobre como esses usuários estão participando efetivamente nessa nova fase da internet não são grandes. Sendo uma plataforma onde todos podem ajudar a completar informações, jogar novas e diferentes tipos de informação, percebeu-se a necessidade de criar uma ferramenta para se classificar os conteúdos. A folksonomia é considerada segundo algumas pessoas como uma etiquetagem de recursos da Web, que resultado de alguns fatores como: indexação livre do próprio usuário do recurso, a recuperação da informação e por que é desenvolvida num ambiente aberto que possibilita o compartilhamento e, mesmo, em alguns casos, a sua construção conjunta.
O termo web 2.0 foi criado por Tim O’Reilly e até hoje não tem uma definição concreta, mas a idéia geral é que nessa nova forma de internet há possibilidade de desenvolver aplicativos que aproveitem ao máximo a inteligência coletiva, assim, esse aplicativos são melhorados e ampliados de acordo como uso. Na Wikipédia, web2.0 é apresentada como “web como plataforma”, que envolve wikis, folksonomia, redes sociais e tecnologia da informação. Esse termo não se refere a uma nova tecnologia e sim a uma nova forma como os usuário da internet estão encarando o mundo virtual, com maiores participações e interações.
A folksonomia em geral é um estilo de classificação colaborativa de sites usando palavras-chave (tags), livremente escolhidas pelos usuários, já a taxonomia pressupõe regras normalmente utilizadas na média do mercado, as