Folheto metodos contraceptivos quimicos
Métodos Contraceptivos Hormonais
A contracepção hormonal consiste na administração de produtos sintéticos semelhantes às hormonas fabricadas naturalmente pelos ovários que, entre outras acções, inibem a produção hipofisária de gonadotrofinas e, consequentemente, o amadurecimento de folículos ováricos e a ovulação. A eficácia destes métodos ronda os 98%, exceptuando o espermicida (de menor eficácia)
Devido aos diferentes tipos de administração, podem-se dividir em:
-Pílula
- Espermicida
- Adesivo
- Anel vaginal
- Implante
- Injectáveis
Para além de impedirem a ovulação, impedem também a nidação e alteram o espessamento do muco do cérvix, impossibilitando a passagem dos espermatozóides.
VASECTOMIA
Consiste num corte feito nos canais deferentes, que transportam os espermatozóides. Quando há a ejaculação, o esperma não contém espermatozóides, logo, não haverá possibilidade de fecundação.
VANTAGENS * Operação simples (vinte minutos sob anestesia local). * Não afecta a produção de hormonas sexuais nem o desejo sexual. DESVANTAGENS * A operação não é reversível. * O homem pode sentir um pouco de desconforto durante e depois da cirurgia. * Não protege contra as IST´s. LAQUEAÇÃO DE TROMPAS Consiste no corte dos canais que ligam o útero aos ovários, impedindo que os oócitos II sejam fecundados pelos espermatozóides. VANTAGENS * Muito eficaz a longo prazo e também económico. * Operação simples e sem riscos. * Não é necessária a utilização de outros métodos * Não afecta o desejo sexual e