Capuz Cervical e Diafragma
Capuz Cervical e Diafragma
O capuz cervical e diafragma é um método de contracepção do tipo barreira. Ele se encaixa no cérvix e bloqueia a entrada do esperma no trato reprodutor feminino. O capuz cervical pode ser feito de látex ou silicone. Seu tamanho comparado ao diafragma é menor. Até um dia antes da relação sexual o capuz cervical deve ser preenchido com espermicida e inserido para dentro da vagina acima do cérvice.
Capuz Cervical e Diafragma
O diafragma e o capuz cervical, os dois primeiros dispositivos contraceptivos de barreira considerados modernos surgiram no século 19, o mesmo século que viu surgir as primeiras investigações sobre agentes químicos espermicidas. O diafragma foi descrito pela primeira vez em 1880, como invenção de um ginecologista alemão que adotou o pseudônimo de Wilhelm P. J. Mensinga ao apresentar o seu invento em um artigo de revista especializada. O inventor do capuz cervical foi o ginecologista nova-iorquino E.B. Foote, que assinou um folheto com instruções sobre o uso do dispositivo em 1860.
O diafragma e o capuz cervical têm diversos tamanhos (variam de 5 a 10,5 cm). O ginecologista mede, com anéis medidores, o tamanho adequado para cada paciente. É papel do médico é orientar a paciente quanto à correta colocação e remoção do diafragma ou capuz cervical.
O que é o Capuz Cervical ou Diafragma?
Um “copo” de borracha plástica ou látex, macio e profundo que cobre confortavelmente o cérvix. É fornecido em diferentes tamanhos; requer o encaixe e ajuste por um profissional especificamente treinado para tal. O capuz cervical funciona bloqueando a entrada do espermatozoide no cérvix; os espermicidas matam os espermatozoides ou os tornam inativos. Ambos impedem o encontro dos espermatozoides com o óvulo.
Conclusão
O capuz cervical ou o diafragma são um “copo” de borracha plástica ou látex que cobrem o cérvix. Ambos protegem contra a gravidez. Eles possuem diferentes tamanhos e ambos impedem o encontro dos