Folha invest
Este trabalho tem o objetivo de apresentar o resultado obtido na participação do simulado Folhainvest durante o semestre 2012/2 assim como a estratégia adotada para alcançar tal resultado.
O Folhainvest é um simulado realizado pela Folha de São Paulo em parceria com a BM&FBOVESPA, que oferece aos participantes a oportunidade de conhecer o mercado de ações na prática. Por meio de aplicações virtuais, os participantes podem testar seus conhecimentos para avaliar as empresas listadas na bolsa. Cada participante recebe, ao se inscrever, um capital fictício de R$ 200 mil e mais lotes de ações de características idênticas e em quantidade pré-fixada pela BM&FBOVESPA das 15 (quinze) ações mais líquidas que compõem o índice IBrX, visando obter a melhor rentabilidade de sua carteira, em cada período, executando operações de compra e venda de ações.
2. ESTRATÉGIA
No simulador o participante tem a possibilidade de efetua transações diárias até um limite de R$ 176.595,93. Com este valor o participante pode efetuar opções de compra e venda de ações, utilizando-se das ferramentas disponíveis. Cada pessoa tem características próprias e diferentes maneiras de se comportar diante do risco. Há três categorias de investidores: conservador, moderado e agressivo.
O investidor conservador prefere acumular pequenos rendimentos a enfrentar o risco de perda de seu patrimônio. O conservador tem pouca tolerância ao risco e o receio das quedas bruscas da bolsa o faz optar pela segurança em investir em empresas sólidas e com bons resultados. Geralmente, este perfil concentra cerca de 10% de seu patrimônio em ações e visa retorno num horizonte de médio e longo prazos.
O investidor moderado tem um pouco mais de apetite ao risco. Em média, ele investe 20% de seu patrimônio em ações com maior possibilidade de ganho. Embora concentre o maior volume de seus investimentos em carteiras conservadoras. Ele admite perda até determinado limite, desde que seu patrimônio esteja