folha do instituto
A Evolução dos Computadores
Você sabia que seu computador atual é fruto de uma extensa evolução?
Provavelmente, você é um daqueles que passa horas sentado à frente de um computador, sempre buscando algo novo na internet. Parece difícil de acreditar, mas esse computador que você está usando é o fruto de uma evolução que acontece desde muito tempo atrás e continua ocorrendo nos dias de hoje. Para se ter uma ideia, os primeiros computadores, como o ENIAC e o
UNIVAC eram tão grandes que necessitavam de uma enorme sala para serem armazenados. Para saber mais detalhes desta fantástica história, leia a matéria completa nas páginas seguintes.
ENIAC
Folha Do Instituto
A
proximadamente na década de 1950, já existiam computadores e, obviamente, eles não se pareciam nem um pouco com os de hoje em dia; entretanto, já podiam realizar cálculos complexos em pouquíssimo tempo. Nesses 60 anos, muita coisa mudou.
➢ Primeira geração – as gigantes válvulas A primeira geração de computadores surgiu no contexto das 1° e 2° guerras mundiais. Eram destinados a um único e exclusivo uso, o de fazer cálculos. Mesmo nos parecendo máquinas pouco potentes, eles podiam calcular de forma extremamente rápida. Esses computadores ainda não possuíam uma linguagem padronizada de programação. Por isso, caso alguém quisesse habilitá-lo a novas funções, deveria reprogramá-lo.
Além disso, sofriam com o superaquecimento constante porque, em vez de
microprocessadores, utilizavam válvulas elétricas. Cada válvula representava uma instrução à máquina. Algumas possuíam mais de
17.000.
As válvulas queimavam rapidamente e demandavam substituição. Portanto, pode-se concluir que os primeiros computadores não saíam baratos para os proprietários.
➢ Segunda geração – transistores e a redução dos computadores
O próximo passo a ser tomado era a criação de uma tecnologia de substituição das válvulas que permitisse um