Folder
ELIANE HOMEM
JENIFFER PIRES
JOCIVALDO ARAUJO
MARIA JOSE NACIF
MARIO ROBERTO
MICHEL FOUCAULT
Belém – PA
2015
BIOGRAFIA
Paul-Michel Foucault, filho do cirurgião Paul Foucault e de Anna Malapert, nasceu em Poitiers (cidade localizada no centro-oeste da França às margens do Rio Clain), no dia 15 de outubro de 1926. Embora pertencesse a uma tradicional família de médicos, Michel caminhou em outra direção. Na sua educação escolar encontrou todas as influências necessárias para guiá-lo no caminho da filosofia. Seu primeiro mentor foi o Padre De Montsabert, do qual herdou seu gosto pela história.
AS RELAÇÕES DE PODER NA ESCOLA
Podemos afirmar que Foucault rompe com as concepções clássicas de poder. Ele entende que o poder é relacional, a ação de uns sobre os outros que se dá nas relações. Assim, o poder é móvel e pulverizado sobre as diversas relações, pode ser positivo quando é necessário e contém uma função social. Foucault estuda os mecanismos da disciplina como poder exercido sobre os corpos, corpo que se manipula, se modela, se treina, se obedece, responde, se torna hábil, ou cujas forças se multiplicam. O corpo se torna objeto de alvo e poder. Para Foucault, o poder em todas as sociedades,
O PANÓPTICO
Presídio idealizado pelo jurista Jeremy Bentham, esta obra arquitetônica consiste numa construção em forma de anel com uma torre no centro. Deste ponto, os vigias podem observar cada cela do anel separadamente; estas possuem janelas dos dois lados por onde passa a luz que permite ver os prisioneiros. Com o jogo das luzes, o princípio ver-ser-visto é quebrado porque apenas o vigia pode olhar o prisioneiro.