Folder Metodos Contraceptivos 1
Tabelinha
É um método frequentemente usado por várias mulheres até hoje, e funciona da seguinte forma: a mulher observa em sequência pelo menos 6 ciclos menstruais, para poder determinar o seu período fértil. Após observar os seis ciclos, ela subtrai 18 do número de dias do ciclo mais curto e 11 do número de dias do ciclo mais longo. Exemplo: imagine uma mulher que teve o ciclo mais longo de 32 dias, durante os seis meses de observação, e o mais curto de 25 dias.
Ciclo mais curto: 25 dias – 18= 7
Ciclo mais longo: 32 dias – 11= 21
Então esta mulher deverá se abster de sexo com penetração vaginal do 7º ao 21º dia do ciclo. A cada mês o cálculo deve ser atualizado, usando sempre os 6 ciclos mais recentes.
Este método não deve ser usado por mulheres que tenham ciclos irregulares, após o parto ou para mulheres em amamentação.
Muco cervical ou método de billings
Neste método, a mulher determina o seu período fértil através da observação das mudanças de seu muco cervical.
Logo após a menstruação, a mulher passa por um período de ressecamento de sua vagina, e seu muco aumenta gradualmente, até ficar com um aspecto, elástico, escorregadio, similar a uma clara de ovo. A presença do muco com este aspecto é sinal de que a mulher está no período fértil, ou seja, tem chances de engravidar.
O casal deve evitar relações sexuais com penetração vaginal nos dias em que o muco estiver com o aspecto em clara de ovo, e deve continuar com a abstinência sexual até quatro dias após o muco ter desaparecido.
Temperatura basal
Este método baseia-se nas alterações causadas na temperatura do corpo pelos hormônios femininos. Quando a mulher ovula, ocorre um aumento de sua temperatura corporal de aproximadamente 0,5°C e assim permanece até a ocorrência da próxima menstruação.
Para usar este método, a mulher deve medir a sua temperatura corporal diariamente, a partir do primeiro dia da menstruação de manhã, deitada, antes de sair da cama. Ela deve registrar em