folclore
Este trabalho tem o objetivo de abordar o conceito e o reconhecimento do trabalho pedagógico com base nas manifestações do saber popular, o folclore. Para um melhor entendimento, serão discutidos seu conceito, suas características e sua relação com a educação, tendo em vista seu caráter enquanto patrimônio cultural. Em nosso país, é antiga a lição do aproveitamento do folclore no ensino. Os fatos folclóricos caracterizam-se pela diversão nas atividades: os jogos, brinquedos e brincadeiras são atividades básicas contribuem para o desenvolvimento físico, motor, emocional e social do indivíduo .Um país forma sua identidade, principalmente pela tradição e pela preservação dos costumes populares. Para tanto, faz-se necessária a identificação do significado da palavra folclore, que tem sua origem na língua inglesa: “folk” = povo e “lore” = conhecimento. Logo, podemos entendê-lo previamente como o conhecimento que vem do povo, ou Cultura popular.
A cultura popular pode intervir como elemento moderador no processo cultural, pois dispõe de instrumentos próprios para o equilíbrio necessário ao seu harmônico desenvolvimento, já que, como diz Carneiro (apud BRANDÃO, 1982, p. 84) “A valorização do folclore, o reconhecimento da importância das manifestações populares na formação do lastro cultural da nação, constituem procedimentos capazes de assegurar as opções necessárias ao seu desenvolvimento”.
DESENVOLVIMENTO
O folclore ainda não é visto como parte da vida de todos nós. Há uma certa resistência em aceitá-lo, pois, além de ser visto como uma curiosidade, é considerado por boa parte dos indivíduos como um atraso. A ideia que se tem é de que o mesmo é algo do passado, que conserva os costumes, tradições e lendas de um povo. Ele não é analisado como um imenso leque de temas que fazem parte da nossa cultura, uma cultura que está em constante processo de transformação. Precisamos mudar esta realidade e partirmos do pressuposto de que o