Folclore
06/03/2012 Professor: Raul
Unidade I
O que folclore?
A cultura divide-se em 02 correntes.
Erudita => De caráter acadêmico são as artes plásticas, as pinturas, as esculturas, a arquitetura, o teatro a música e a dança.
Popular => São manifestações que expressão elementos artísticos sem influência acadêmica, e são tradições culturais transmitidas de forma oral pelo povo.
O termo folclore foi empregado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846. O antropólogo inglês William John Thomas, utilizou 02 vocábulos FOLK – que quer dizer POVO e LORE – que quer dizer SABER. Com a junção dos dois formou-se a palavra folclore que quer dizer, o saber do povo, o saber popular, a sabedoria popular, não transmitido através de escolas e nem livros e sim por imitação ou por força de tanto ver e ouvir.
Unidade II
Características de um fato folclórico – 05 características:
1 – Anonimato – não ter autor conhecido;
2 – Transmissão oral – passado de boca em boca;
3 – Tradicionalidade – geração em geração;
4 – Aceitação coletiva;
5 – Funcionalidade – o porque do fato.
Unidade III
A formação do folclore brasileiro
O folclore do nosso país é riquíssimo, um dos mais ricos do mundo. Para sua formação colaboram principalmente os elementos índio + branco + negro = BRASIL.
Influencia:
Índio => influência pouco acentuada
Branco => influência bem acentuada, predominante
Negro => influência bem acentuada mais não predominante.
13/03/2012
1 – O índio
Era o índio o dono da terra do Brasil a teoria generalizada aponta o norte da Ásia como seu ponto de origem e o estreito de Behring como porta de entrada do continente americano.
Neste longo período, conviveu, conheceu, explorou e se utilizou dos produtos naturais,