Folclore brasileiro.
Brasil é um país muito rico em manifestações folclóricas. As lendas, tradições, festas, canções e danças típicas de cada uma das nossas regiões constituem o que há de mais expressivo na cultura popular brasileira. A palavra folclore é originada do inglês (folk = povo + lore = saber) e pode ser entendida como “sabedoria do povo”. Esta definição reforça o caráter popular das manifestações folclóricas que, introduzidas no ambiente escolar, podem ajudar as crianças a compreender um pouco mais os valores nacionais. A primeira lição é saber que as culturas negras, indígenas e européias estão fortemente presentes no folclore brasileiro. Sabemos que o folclore existe na cultura popular, e um exemplo disso são as adivinhas, brincadeiras que fazemos com a família, vizinhos e amigos: “O que é o que é?” Você também já deve ter ouvido sua mãe dizer coisas do tipo “Filho de peixe peixinho é!”, “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura!”, “A Cuca vai te pega!”. Pois é, provavelmente ela ouviu isso dos próprios pais, que ouviram dos pais deles, e assim por diante. Mas quem criou esses mitos, essas lendas e essas frases? Ah, com certeza todas tiveram um autor, só que foram tão repetidas pelo povo, no dia-a-dia, que ninguém mais sabe de quem é a autoria. Essas coisas do folclore nós conhecemos geralmente porque ouvimos dizer, e algumas delas são muito, muito antigas.
Mitos e Lendas
Os mitos e as lendas são histórias populares, que vão passando de geração em geração através de narrativas orais ou escritas. Muitas vezes, as lendas são inventadas pelo povo para tentar explicar os fenômenos que não são compreendidos.
Alamoa
É o vulto branco de uma mulher linda, nua, loura, que aparece a dançar na praia, iluminada pelos relâmpagos de uma tempestade que se aproxima.
Reside em um dos picos da ilha, para onde leva os homens que se apaixonam por ela. Lá, transforma-se em