Folclore Brasileiro
SUMÁRIO
1. Introdução
Folclore
Mitos e lendas
Câmara Cascudo: pesquisador do folclore
O folclore na literatura
O folclore no cinema e na TV
Folclore e música
2. Lendas
Boitatá
Boto
Curupira
Lobisomem
Mãe D’água
Corpo – seco
Pisadeira
Mula–sem-cabeça
Mãe-de-ouro
Saci-Pererê
Comadre Florzinha
3. Culinária
4. Brinquedos e brincadeiras
5. Crenças e superstições
6. Artesanato
7. Sentido Figurado
8. Referências Bibliográficas
1. INTRODUÇÃO
Folclore
Folclore são o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra folclore foi utilizada pela primeira vez num artigo do arqueólogo William John Thoms, publicado no jornal londrino "O Ateneu", em 22 de agosto de 1846 (por isso 22 de agosto é o dia do folclore), tem origem no Inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular, é formada pela junção de “folk” (povo) e “lore” (sabedoria ou conhecimento). No Brasil, a palavra adaptada tornou-se "folclore”.
O folclore também é o conjunto das criações de uma comunidade cultural, baseadas nas tradições de um grupo ou de indivíduos, que expressam sua identidade cultural e social, além dos costumes e valores que se transmitem oralmente. Simboliza também a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.
Em todas as partes do mundo, cada povo tem seu folclore, sua forma de manifestar suas crenças e costumes. O folclore se manifesta na arte, no artesanato, na literatura popular, nas danças regionais, no teatro, na música, na comida, nas festas populares como o carnaval, nos brinquedos e brincadeiras, nos provérbios, na medicina popular, nas crendices e supertições, mitos e lendas.
Mitos e lendas
As lendas