Foguete de garrafa pet
O vôo de um foguete real se dá pela queima de combustível. A explosão faz com que haja ejeção dos gases provenientes da combustão em sentido contrário ao do movimento do foguete, impulsionando- o para frente. Na nossa montagem, a água substitui os gases quentes e sua ejeção se dá pela compressão do ar em vez de explosão.
1 Introdução
Foi proposto aos alunos de terceiro período a construção de um foguete propulsado a água e ar comprimido que possibilita aplicar de forma experimental as leis físico-matemáticas estudadas em sala de aula.
O foguete se movimenta segundo a 3ª Lei de Newton, que diz: "A toda ação corresponde uma reação de igual intensidade, mesma direção e sentido contrário". Quando a boca da garrafa se desprende da base, o ar comprimido empurra a água para o exterior em grande velocidade, gerando uma força para baixo e uma reação para cima (o movimento do foguete). A inércia do foguete também influencia no movimento descrito, de acordo com a primeira e segunda Lei de Newton.
A Primeira Lei de Newton, ou lei da Inércia, diz que a tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural, ou seja, repouso ou movimento retilíneo e uniforme.
A Segunda lei de Newton trata dos casos em que a resultante das forças que atuam num corpo não é nula. Neste caso, nota-se o aparecimento de uma outra grandeza conhecida: a aceleração. Se existe a ação de forças ou a resultante das forças atuantes sobre um corpo não é nula, ele sofrerá a ação de uma aceleração inversamente proporcional à sua massa.
Vale ressaltar ainda que, a garrafa PET não deve ser substituída, uma vez que, esta suporta muita pressão em seu interior (±40libras/litro), fato extremamente importante para a segurança no lançamento.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
O Projeto Interdisciplinar tem como objetivo proporcionar o aprendizado de leis físicas, bem como vivenciar suas aplicações práticas e desenvolver suas habilidades de criação,