fogo
Definição:
Soterramento é a movimentação de terra, areia ou material similar que cobre total ou parcialmente uma pessoa, animal ou material
O soterramento não costuma formar vãos com ar. Por este motivo o bombeiro deve trabalhar o mais rápido possível no resgate de vítimas, porém com segurança. Para atender a esta ocorrência o bombeiro deve executar diversos serviços simultaneamente, sempre sob comando. São elas:
Isolar o local
Retirar as vítimas visíveis
Fazer escoramento
Ao localizar a vítima, limpar suas vias aéreas, desobstruindo-as, e liberar o tórax para que possa respirar por si mesma.
Remover a terra para fora da área de soterramento
Remover a terra com pá de escota ou com as mãos
Iluminar o local se necessário
Se a vítima estiver sob tábuas ou paredes, ventilar o local
Estancar o vazamento de água ou gás que possa existir, fazendo escoamento ou ventilação do local
Nas escavações com mais de 1,50 m de profundidade, os taludes devem ser escorados, salvo quando houver uma inclinação segura.
Solicitar órgãos de apoio: Defesa Civil, Policiamento, Engenheiro da Prefeitura
DESABAMENTO
Definição:
Desabamento são ocorrências que se caracterizam pelo colapso de estruturas edificadas pelo homem. O desabamento pode ser previsto pelo surgimento de algumas anormalidades, como aparecimento de fissuras e rachaduras, bem como pela sua progressão rápida.
Tipos de Desabamento:
Desabamento Parcial
Desabamento em Camadas
Desabamento em “V”
Desabamento Sem Vítimas
Nos desabamentos que não fizeram vítimas, o bombeiro trabalhará sem emergência, resgatando materiais. Se possível isolará o local e fará escoramento a fim de estabilizar a estrutura, derrubando a parte de alvenaria que não puder ser estabilizada.
Desabamento Com Vítimas
Neste tipo de desabamento o bombeiro deverá agir rapidamente a fim de retirar as vítimas, executando simultaneamente diversos serviços, tais como:.
Isolar o local.
Retirar