Fobias
Fobia é o medo ou aversão persistentes, excessivos e irreais de uma pessoa, objecto, animal, actividade ou situação, mesmo sem que estes representem qualquer tipo de perigo. Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro dos transtornos de ansiedade mas com uma característica especial, a de só se manifestarem em situações particulares. Uma pessoa com fobia vê-se forçada a tentar evitar a coisa que activa o medo, ou a ter de a suportar com grande ansiedade e angústia.
Algumas fobias são muito específicas e limitadas. Por exemplo, uma pessoa pode ter fobia apenas de aranhas (Aracnofobia) ou de gatos (Galeofobia). Neste caso, a pessoa vive relativamente livre de ansiedade evitando a coisa por ela temida. Algumas fobias causam dificuldade numa variedade mais ampla de lugares ou situações. Por exemplo, os sintomas de Acrofobia (medo de alturas) podem ser activados apenas se a pessoa olhar para fora da janela de um edifício ou se o fizer sobre uma ponte alta. O medo de espaços pequenos, limitados e fechados (Claustrofobia), pode ser activado ao usar um elevador ou uma casa de banho pública. Pessoas com estas fobias podem precisar de alterar as suas vidas drasticamente. Em casos extremos, a fobia pode ditar ou mesmo prejudicar a profissão de uma pessoa, o seu local de trabalho, ou sítio onde vive ao afectar as suas actividades recreativas e sociais, ou o ambiente de sua casa.
Existem três tipos de fobias distintos: 1. Fobia Específica (Fobia Simples) - Medo circunscrito de objectos, animais ou situações concretas. 2. Fobia Social - Medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta à observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público. 3. Agorafobia - Fobia de estar em locais públicos com um grande número de pessoas, onde o indivíduo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida. * Tipos de Fobias: