Fobia social
O presente trabalho aborda sobre o tema: “ Fobia Social”, este será executado no âmbito da disciplina de , pretendo assim ter uma visão real do quanto temos sido afectados por este diagnóstico. O estudo da fobia exige o conhecimento do significado de diversas variáveis, tais como medo, ansiedade, timidez. Uma fobia é um medo persistente e irracional de um determinado tipo de objecto, animal, actividade ou situação que represente pouco ou nenhum perigo. Este é um tema muito pertinente para os estudantes de psicologia e não só, portanto é elaborado com intuito de clarificar algumas dúvidas e servir como objecto de pesquisa para as gerações futuras. O principal objectivo da nossa pesquisa é o estudo da fobia social em todas as suas vertentes.
A fobia social é a intensa ansiedade gerada quando o paciente é submetido à avaliação de outras pessoas. Essa ansiedade ainda que generalizada não se estende a todas as funções que uma pessoa possa desempenhar. Na maioria das vezes concentra-se sob tarefas ou circunstâncias bem definidas. É natural sentir-se acanhado quando se é observado: esse desconforto até certo ponto é normal e aceitável, muitas vezes vantajoso. Passamos a considerar esta vergonha ou timidez como patológicas a partir do momento em que a pessoa sofre algum prejuízo pessoal por causa dela, como deixar de concluir um curso ou uma faculdade por causa de um exame final que exige uma apresentação pública ou diante de um avaliador(es).
Para melhor compreensão do tema em questão o trabalho será apresentado em dois (2) capítulos, onde no primeiro capítulo traremos uma abordagem histórica sobre o termo fobia, suas características, causas e tipos, apontaremos ainda alguns sintomas e modo de tratamentos. O segundo capítulo é reservado para o objectivo geral da nossa pesquisa que é o compreender o impacto da fobia social na vida de cada indivíduo. Pode existir, na história do desenvolvimento da fobia social, alguma experiência social traumática,