FMI Trabalho
Subtítulo
O que é e como se estrutura o FMI
• O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização de 188 países que trabalha para fomentar a cooperação monetária mundial, garantir a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover níveis elevados de emprego e crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo.
• Na prática, quando o FMI é acionado por um país por este estar passando por condições difíceis, agentes são enviados para tentarem resolver a situação antes que esta se alarde e tome proporções maiores, o que poderia, por exemplo, ser prejudicial para a economia global.
• Atualmente, cerca de 150 países são responsáveis pela participação de capital do banco, tendo os Estados Unidos como sendo o principal acionista, o que dá a ele direito de veto em quaisquer que sejam as decisões.
Surgimento e objetivos
• Criado em 1944, na cidade de Bretton Woods, New Hampshire, Estados jhgbgh Unidos, contando inicialmente com 45 países, tinha como finalidade ajudar países destruídos na Segunda Guerra Mundial.
• A finalidade principal é evitar que ocorram desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos câmbios dos países membros, que prejudicam a expansão e o fluxo do mercado internacional.
• Também, quando necessário, o FMI concede recursos financeiros (de forma temporária) com a finalidade de evitar ou diminuir desequilíbrios no balanço de pagamentos, além de favorecer a progressiva eliminação das restrições cambiais.
A conferência de Bretton Woods, que estabeleceu as bases da economia mundial, reuniu representantes de 44 países - Terceiro /
Divulgação
FONTE: http://oglobo.globo.com/economia/bretton-woods-70-anos-fora-da-nova-ordem-mundial-1-13316186#ixzz3dLlNYeId
• O FMI tem como principal objetivo a cooperação econômica em escala global, que visa garantir a estabilidade financeira, isto é, em caso de algum país estar passando por alguma crise financeira este pode ser beneficiado